segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sua saúde e a DEFICIÊNCIA DE B12



Sua saúde e a DEFICIÊNCIA DE B12
Drauzio Varella

Deficiência de vitamina B12 é causa de anemia acompanhada ou não por dificuldade para andar e parestesias ou formigamentos de distribuição simétrica, principalmente nas pernas, pés e mãos.

Pode haver ainda palidez, inchaço, hiperpigmentação da pele, icterícia e fraqueza muscular. Inflamações na língua, má absorção de nutrientes, infertilidade e tromboses são menos frequentes.

A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das hemácias. Em sua ausência, elas aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma. Na medula óssea — local em que são produzidas — o número de células chega a aumentar tanto que o aspecto simula o das leucemias.


É uma vitamina necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem ela, a mielina que recobre os nervos (como a capa de proteção faz com os fios elétricos) sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

A principal fonte de B12 está nos alimentos de origem animal. Mas, para absorvê-la, o tubo digestivo depende de fatores intrínsecos presentes num grupo especial de células do estômago (células parietais) e de receptores localizados no íleo.

Anemia perniciosa
A causa mais frequente da deficiência de B12 é a perda desse fator intrínseco produzido pelas células parietais, associada a um tipo de gastrite (gastrite atrófica). A anemia resultante é denominada anemia perniciosa, nome inadequado, porque não leva em consideração as manifestações neurológicas.

A anemia perniciosa resulta de um mecanismo autoimune em que a própria resposta imunológica destrói as células parietais do estômago. Como consequência, ocorre perda do fator intrínseco necessário para a ligação com a vitamina B12 ingerida.

Doenças autoimunes, como diabetes do tipo 1, vitiligo e as que afetam a tireoide, aumentam o risco de anemia perniciosa.

A prevalência é de 50 a 4.000 casos em cada cem mil habitantes. É mais comum em descendentes de africanos e europeus do que em asiáticos. É preciso estar atento às formas leves de gastrite atrófica que ocorrem em até 20% das pessoas mais velhas.

Se alimentados exclusivamente com leite materno, filhos de mães portadoras de deficiência de B12 podem apresentar a partir dos quatro meses de idade: anemia, hipotrofia cerebral, retardo de desenvolvimento, hipotonia muscular, perda de apetite, irritabilidade, tremores, letargia e coma.

A reposição de B12 provoca regressão rápida do quadro. Quanto mais prolongada a deficiência, mais lenta e incompleta a recuperação.
Outras causas da deficiência:

1) Cirurgias que reduzem as dimensões do estômago, como as gastrectomias totais ou parciais e as cirurgias bariátricas;

2) Doenças inflamatórias do intestino e as que provocam má absorção;
3) Uso crônico de medicamentos para reduzir a concentração de ácido no suco gástrico (omeprazol, ranitidina, etc.);


4) Uso de metformina no diabetes;

5) Dietas vegetarianas ou pobres em alimentos de origem animal.
 Diagnóstico e tratamento

Embora níveis sanguíneos de B12 muito baixos estejam associados à deficiência, é raro encontrá-los. Resultados na faixa de normalidade não excluem a possibilidade de haver déficit. Exames falso-negativos e falso-positivos são frequentes.

O diagnóstico é feito com base nas dosagens sanguíneas de ácido metilmalônico e homocisteína, que se encontram elevadas em 98% dos casos. Como a reposição vitamínica provoca diminuição progressiva dessas concentrações, a primeira dosagem deve ser pedida antes de iniciar o tratamento.

A reposição começa com uma dose de ataque de oito a dez ampolas de 1.000 microgramas, por via intramuscular; seguidas de uma ampola por mês. A dose por via oral é de 1.000 a 2.000 microgramas diárias.

A anemia geralmente é corrigida em dois meses.

O quadro neurológico regride parcial ou completamente em seis meses. O tratamento é mantido por períodos longos ou pela vida toda.
Drauzio Varella 

A vitamina B12 nos ovos e laticínios

Ovos e laticínios também são uma boa quantidade de vitamina B12.
O ovo, e é um alimento de proteína básica e é comum em nossa dieta, podemos encontrar uma quantidade de 1,28 microgramas de vitamina B12 por ovo (grande).
Ovos e vitamina B12
A quantidade de vitamina B12 que tem um copo de leite é de 1,1 miligramas. O leite também é uma rica fonte de cálcio e outros nutrientes para os produtos lácteos e leite são alimentos que foi altamente recomendada.
Derivados do leite também contém vitamina B12 , por exemplo, iogurte natural também contém vitamina B12 (1,28 miligramas por 200 gramas) Além disso, o consumo de iogurte reduz a quantidade de bactérias nocivas no intestino, que contribuem para equilibrar a ecossistema bacteriano.
Iogurte e vitamina B12
Queijos também são um alimento de origem animal que contenham vitamina B12. Uma xícara de queijo cottage (220 gramas aprox.), Contendo 1,3 microgramas enquanto queijo suíço contém 0,95 microgramas por 30 gramas.

A vitamina B12 em peixes

Entre os mais peixes vitamina B12 é o salmão. O salmão é um alimento saudável, pois é um alimento rico em proteínas e ômega 3, que ajuda a regular o colesterol. Ademais de suas outras propriedades benéficas para o organismo, filé de salmão médio (cerca de 150 gramas) cozido contém 9 mg de vitamina B12.
As sardinhas são uma saudável e rica em ômega 3, também rica em vitamina B12. Sardinhas, enlatado em óleo, têm a vantagem de que não é necessária a remoção dos espinhos de modo que eles podem facilmente consumir como aperitivo, lanche, etc. O teor de vitamina B12 de sardinha é 7,6 miligramas por 85 gramas.
Atum, além de vitamina B12 contém também quantidades significativas de vitaminas solúveis em gordura (solúvel em gordura) como A e D. Conservas de atum em água contém 2,4 miligramas de vitamina B12 por 85 gramas.
B12 e vitamina atum
Moluscos também são alimentos ricos em vitamina B12. A quantidade de vitamina presente, em moluscos é tal que é comparável com outros alimentos como a carne. Por exemplo, uma lata de amêijoas de 85 gramas contém cerca de 84 miligramas de vitamina B12. Isso faz com que os moluscos e outros crustáceos sejam um dos alimentos com mais vitamina B12 .

Fontes de vitamina B12 planta

Os alimentos vegetais que contêm vitamina B12 , têm quantidades muito pequenas. Vegans, ou seja, aqueles que não bebem leite ou comem ovos, devem tomar suplementos vitamínicos para manter uma dieta equilibrada e não sofrer doenças de deficiência.
A vitamina B12 pode ser encontrada em pequenas quantidades em alimentos vegetais. Alguns desses alimentos são: fermento, algas, fungos, germe de trigo e soja comestível.
Soja e vitamina B12
Alimentos de origem vegetal com a vitamina B12 pode ser enriquecidas com vitaminas i cereais.Três quartos de uma xícara de cereais enriquecidos com vitaminas (30 gramas) pode conter até 6,4 miligramas.
Cereais e vitamina B12

Suplementos de vitamina B12

Os veganos devem tomar suplementos para manter os níveis adequados de vitaminas , porque não pode ser obtida naturalmente, em quantidades suficientes.
Se você é vegetariano ou vegan, pergunte ao seu médico se você precisa tomar estes suplementos .
http://alimentoscomvitaminas.com/

Pesquisado por Dharmadhannya

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

Repassando à Chama  Violeta da
 Purificação e da Liberação
se puder  repasse...


Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!
Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário