sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Signo de SAGITÁRIO (22 de novembro — 20 de dezembro)



Signo de SAGITÁRIO (22 de novembro — 20 de dezembro)

“Tragam-me meu arco de ouro ardente;
Tragam-me minhas Flechas de desejo:
Tragam-me meu Arpão: Oh nuvens que surgem!
Tragam-me minha Carruagem de fogo!”
(William Blake, um Sagitariano)
                  
“Sou capaz de produzir a grandeza, a paixão, a energia, a verdade; enfim a beleza.” (Hector Berlioz).

Instinto de elasticidade que busca expansão  da consciência na horizontal.

Júpiter regente de Sagitário é o coordenador das coisas, O Benfeitor, o representante da Graça, da Fé, da tranquilidade, paz, ordem, da lei, da justiça, dos poderes públicos.

 Sagitário representa neste contexto a fé, a coragem, o anseio de expressão do eu e de alcançar metas, a impulsividade temerária;

-  a jovialidade, o entusiasmo, a força, a honestidade frontal e extroversão, liberdade de expressão, poder dirigido da vontade, a liderança, a efusão, a impaciência. Espontaneidade, confiança, euforia, liberalidade, otimismo.

Sagitário quer sair dos limites impostos pela condição humana – raça, família, pátria – a fim de participar de um mundo mais amplo. Precisa sentir-se centuplicado, transfigurado pelo entusiasmo, pela paixão, pelo delírio divinizado que impulsiona a vontade concentrada, firme, disciplinada para seguir em direção a vitória.

Quer estar intimamente ligado a grupos e movimentos sociais, dos quais é um dos representantes. Possui em seu íntimo a faculdade de relação, do transporte, podendo significar simples permeabilidade moral ao meio, grande identificação passional, empatia, solidariedade, adaptação ao ambiente. Amolda-se as regras de convivência. Temperamento indulgente, tolerante, aberto e com um senso de coletividade.


A criança de Sagitário possui um grande potencial para liderança e comando e necessita de uma educação que mobilize o que há de melhor na semente do “vir a ser”. O Sagitário pode ir longe, para viver a grandeza e a expansão para além de si, numa investida “afetiva”  que se pode estender ao infinito,  nos movimentos culturais, instituições, dos quais participa ; no mundo político, econômico, social, e até governar um povo se for “preparado” para ser um justo  “rei.”

- signo complementar e oposto: Gêmeos; 
- planeta regente: Júpiter; ciclo natural: 
- função zodiacal: difusão, expansão, crescimento.
- busca: Justiça, ética, convicções religiosas, liberdade.

 Está relacionada com identidade, pois o sentido de identidade, do ser, determina a nossa atitude, o nosso caráter perante a vida em geral.

Maria Eugência de Castro diz que:
“Atenção: As Personalidades “Quase-Sagitário”

Algumas pessoas também compartilham, por analogia, das fortes influências do signo ou possuem personalidades com traços típicos de Sagitário quando têm, nos seus mapas, as seguintes posições:

Júpiter ou Sol na 9° Casa
Lua ou Ascendente em Sagitário
Aspectos de Júpiter com Ascendente, com o Sol ou com a Lua
-  Aspectos de Júpiter com o regente do mapa
-  O Regente do mapa na 9° Casa ou ainda em Sagitário
-  O Dominante em Sagitário ou na 9 Casa.”

Elemento: Fogo mutável (brasas que morrem, luz do Sol escondida no outro lado do mundo);sua essência purificada está destinada aos transportes espirituais; é um fogo purificador, fogo do entusiasmo apaixonado pelo que faz; fogo da iluminação, fogo sagrado, semelhante à chama que se eleva, à flecha que une a natureza à transcendência.

SÍMBOLO: A flecha aponta para o céu e simboliza a busca das coisas do alto. O centauro, metade cavalo, nos lembra de que Sagitário também tem uma natureza instintiva, que não deve ser esquecida apesar de todo o empenho pela obtenção das coisas sublimes. Aspiração incessante empurra na direção de um ideal.

CORRELAÇÕES FÍSICAS: Quadris, coxas, fígado e vesícula biliar, a força vital  e muita energia. Esplendor vital.

ARQUÉTIPO: O sumo sacerdote, missionário, Juiz . Filósofo.

SOMBRA: O fariseu, o hipócrita. Vaidade egocêntrica de um ser com aspirações e pretensões senhoriais. Tudo caminha para a embriagues, para a grandeza de si próprio, egoísmo e indiferença, é o delírio da força do gênio não reconhecido que se abriga numa vaidade ofendida. Gula. Sede de ostentação e de vangloria.
Sagitário revoltado contra a influência do meio. Sequioso de distinção, prestígio, regalias, luxo e atenções. 

MOTIVAÇÃO: A busca do sentido das coisas, busca a expansão e a liberdade, a alegria de viver, Ideais, convicções religiosas e Justiça.

DEVER NA VIDA: Proclamar o sentido  e guiar.
PERIGO: Considerar-se bom o suficiente, orgulho, hipocrisia. Ego inflacionado.

EXEMPLOS: Os grandes pregadores e evangelistas.
PRINCIPIO ORIENTADOR: Eu creio. Isto está claro para mim.

TEMAS MITOLÓGICOS: O sábio centauro Quíron, que foi o professor de Hércules.

Psicologia - Toda a sua atividade manifesta-se através de saltos, entusiasmos, audácias. Os coices deste puro- sangue são temíveis; suas cóleras, ruidosas, embora fugazes; suas febres e raivas, verdadeiras tempestades.

 Este sagitariano precisa desenfrear-se periodicamente para despender todo seu ardor, todo seu ímpeto. Enquanto não dominar todos os reflexos de seu impulso vital, este ser apaixonado tentará a expansão de suas forças nas mais diversas direções, interessando-se por muitas coisas ao mesmo tempo, até que encontre o caminho definitivo para poder se lançar.

Ninguém mais do que ele precisa de uma direção bem determinada; é como um arco esticado que espera o alvo; uma vez centrado, canaliza suas energias, mobiliza todo o seu capital de forças, a fim de perfazer um voo em direção aos limites mais recônditos.

Um conformista
Quando Sagitário predomina num céu onde os planetas que o regem são úmidos, sobretudo num conjunto de aspectos harmônicos, temos então o sagitariano ciclotímico, que se aproxima do tipo jupiteriano.

Ao invés de se insurgir contra o meio, este se sente à vontade e se expande, pois nada lhe atrapalha; aproveita ao máximo porque é exatamente através do meio que ele se prolonga. Acha a vida ótima, e para ele não significa nenhum esforço adaptar-se às circunstâncias externas; está em pé de igualdade com as pessoas, as coisas e os lugares. 

Habitua-se facilmente aos costumes estabelecidos; é partidário da ordem e da legalidade, reconhecendo a supremacia do direito através da força. Onde estiver, admite as regras do jogo das convenções sociais; o sentido de honorabilidade ocupa um espaço grandioso neste ser que espera a consideração dos que estão ao redor, sequioso de distinção, prestígio e atenções. Tende a um conformismo confortável.

Esta natureza esplendorosa foi feita para a felicidade: “Em Bienheim, tomei duas decisões importantes: a de nascer e a de casar-me. Estou profundamente satisfeito com as duas” (Winston Churchill).

A força deste nativo reside na facilidade do jogo, no dinamismo, na velocidade. Para ele, é extremamente simples manipular as faculdades do conhecimento das normas sociais e da habilidade. 

É sempre visto transbordando de alegria, cheio de felicidade, otimista, contente, prestativo, exuberante. E um apaixonado pelos alimentos terrestres e pelo conforto material; em outras palavras, um eufórico.

 Sua sociabilidade chega a ser ostensiva: é humano, pacifista, liberal, compreensivo, generoso, benevolente e receptivo, tanto nas idéias quanto nos gestos. Possui um lado cavalheiresco e uma certa grandeza de espírito. 

Correto, honesto, leal, este tipo adora colocar as cartas na mesa sem premeditação, e com uma franqueza bem mais diplomática do que o outro. Sua consciência moral proíbe toda e qualquer baixeza ou vileza. 

É muito mais sossegado que o outro e até mesmo mais descontraído; depois de fases cíclicas de exaltação e depressão, costuma aparecer no outro dia manso e ponderado. Em relação ao meio, tem sempre uma influência benéfica e apaziguadora, transmitindo serenidade aos que se encontram ao seu redor.

E fácil reconhecer aqui o tipo integrado do psicólogo alemão Erich Jaensch (1883-1940), vibrando em uníssono com o seu ambiente, sociável e pronto a inflamar-se com os entusiasmos coletivos, em estreita dependência com o mundo exterior, possuindo o dom da “arte de viver em grupo”, empenhando-se ao máximo.

A pessoa é purificada, pacificada, engrandecida. Sagitário é um convite à aventura, a viagens para horizontes desconhecidos e espaços ilimitados.

 E ao mesmo tempo um progresso e uma expansão radiante. Sagitário sente a si mesmo somente num impulso que o leva ao exterior, para fora de si.

 Só percebe o mundo quando o ultrapassa. Dispersa-se para abraçar as coisas em sua globalidade, para alargar as fronteiras e ampliar indefinidamente os limites.

 O signo está associado à casa IX, setor das viagens, da filosofia, academia e da religião. Nesse pano de fundo, aparecem dois tipos psicológicos, à primeira vista contraditórios, mas paradoxalmente inspirados pelas mesmas motivações profundas: o rebelde e o conformista. 

No primeiro caso, a necessidade de expansão implica na supressão de todo entrave e de toda a contrariedade.

 E o poder subversivo dos Titãs, lançados ao ataque do Olimpo e dos deuses. Esse apaixonado por independência e por escapadas selvagens é um pouco parecido com o Centauro, inebriado pelo espaço e por circuitos vertiginosos. 

Sua fome de liberdade não pode admitir que a realidade lhe imponha limites ou restrições. Vivendo em um estado de revolta constante contra os hábitos e os princípios, esse ser é de uma generosidade fogosa, com arroubos sucessivos que o levam a grandes e audaciosas empreitadas. 

Mobilizando todas as suas energias para afastar sem parar os limites do possível, aspira a explorar as distâncias mais inacessíveis. Esta natureza insaciável é geralmente dotada de um enorme poder sensual e dionisíaco.

Essa mesma tendência à expansão move o Sagitário do tipo conformista, que se dilata e expande, em uma paixão pelo exagero e pelo superlativo. Voltado para as formas mais solenes da hierarquia e das honrarias, apaixonado pelo conforto e pela consideração, é risonho, jocoso e expansivo, apegado aos valores burgueses da ostentação e da exibição.

IDEIA CENTRAL: No signo de Sagitário, a questão principal e a expansão dos horizontes dos mundos interior (consciência) e exterior (novos horizontes). 

Isso se manifesta no forte amor pelas viagens, que leva o sagitariano a fazer contato com culturas distantes, e no seu empenho pelo alargamento dos horizontes interiores e graças a essas viagens vive em contínua expansão do conhecimento tudo e pode acontecer. 

Sua necessidade de expansão de horizontes, possibilidade a expansão da consciência no devaneio, no mundo das ideias e no mundo da pura razão.

Aprende novos idiomas com facilidade, a vida oferece oportunidades para trabalhar em empresas multinacionais, e poderá casar-se com um estrangeiro. As crianças de Sagitário deveriam começar a aprender a fala novos idiomas, as portas do mundo lá fora estarão sempre abertas, com oportunidades em todas as áreas da vida.

Acima de tudo, Sagitário aspira a encontrar o sentido das coisas. Profundamente religioso dentro de si, consciente de que um propósito superior se oculta no âmago de toda a Criação, o sagitariano trata de encontrar esse sentido e proclamá-lo. 

Como o senso de justiça é, nele, fortemente desenvolvido, o sagitariano luta pela justiça, movido por valores elevados e verdadeiros ou senão por preconceitos tacanhíssimos e embaraçosas recaídas num conformismo farisaico e pseudo-sacerdotal.

A criança sagitariana necessita de um espaço para crescer como pessoa e espiritualmente. Há no sagitariano uma necessidade primordial de compreender o significado da vida e a criança precisa ser ouvida em seus questionamentos e ser  abençoada com a alegria da família.

A criança de sagitário  precisa compreender o significado do bem e do mal, do certo e do errado. 

O caráter define nossas escolhas - os amigos, o ambiente, e assim, o  destino é traçado e o signo possibilita muitos caminhos  felizes.

Ações
PONTO FORTE: A pessoa automotivada. Grande gosto pela realização e pelo movimento, associado à capacidade de inspirar-se e motivar-se.

 Aspira a deixar para trás os ambientes conhecidos e busca metas mais elevadas. Digna, sofisticada, muito confiante. Age movida por convicções nobres e guiada pelo respeito, pelo amor generoso e pela reverência perante a humanidade e a Criação.

PONTO PROBLEMÁTICO: A pessoa arrogante, agressiva, interesseira, prestidigitadora exibida e fanfarrona É incapaz de estabelecer limites ou de desenvolver a modéstia e a humildade. A busca do prazer sem limites pode se manifestar com a obesidade, alcoolismo, indisciplina, irresponsabilidade. Por medo, preocupa-se demais com as aparências das coisas. Não é capaz de admitir suas fraquezas. Impusiva e inconsequente, Não valoriza o que conquistou e nem aqueles que o amam e pode perdê-los por sua ingratidão. Não procura olhar para dentro, inconsciente dos seus atos.

Pensamentos
PONTO FORTE: A mente instruída. Busca a educação superior e horizontes mais amplos. Mente aberta. As convicções interiores e a visão de mundo adquirida dão o tom subjetivo do pensamento. Tende a fazer planos grandiosos e a por objetivos longínquos. Persistente, vontade firme e inabalável.

PONTO PROBLEMÁTICO: O pensador convencido. Arrogância moral, convicções fanáticas, dono da verdade, presunção de infabilidade, insinceridade, hipocrisia. mentira, não suporta críticas. Um falastrão pseudomagnânimo (filósofo de mesa de bar).

Sentimentos
PONTO FORTE: O entusiasta. E cheio de sentimentos que vão do sublime ao sagrado e que o movem. Grande facilidade de entusiasmar-se. Não gosta de decepcionar ninguém de nenhuma maneira. 

Tem necessidade de liberdade, o que acarreta também uma certa margem de liberdade na relação a dois. Adora trabalhar junto com o parceiro para realizar objetivos e ideais partilhados com ele. 

PONTO PROBLEMATICO: O mascarado. Medo de cair em desgraça; em particular. Medo de que os outros lhe tirem a máscara e descubram que ele não passa, afinal de contas, de um ser humano normal, com todas as suas imperfeições e defeitos.

PROFISSÕES TIPICAS: Tudo o que se relaciona com o estrangeiro, com viagens e com o comercio exterior, sobretudo as funções representativas: diplomatas, políticos, correspondentes internacionais, intérpretes, importadores e exportadores, donos e funcionários de agências de turismo. 

As pessoas que buscam o sentido da vida e orientam os outros: filósofos, teólogos, conselheiros espirituais, psicólogos. As profissões no campo da justiça e dos esportes.

Quer o sagitariano artista, sábio, médico, moralista, idealista, religioso ,filósofo poderá tornar-se um sábio, um mestre, um cientista.

Casa IX. Homologa ao nono signo (todos trânsitos pelos astros nesta Casa reforça a dupla signo-planeta) e relacionada ao domínio dos vastos horizontes. Indica as grandes viagens, expedições, e explorações, as colônias, e o estrangeiro, o longínquo.

SIMBOLISMO
Curvada em Virgem e brandida em Escorpião, a flecha simbólica toma seu verdadeiro impulso em Sagitário. Representa a evolução espiritual e a transformação interior. 

Segundo o Mundaka Upanishad, a sílaba Om é o arco, o atman (o absoluto personificado em cada um de nós) é a flecha é o brahman (o absoluto não-dualidade) é o alvo. 

Essa flecha exprime uma completa abertura ao universo, a síntese dos planos terrestres e celestes, humanos e divinos, infraconscientes e supraconscientes.

E um impulso, uma expansão sem fim, em vista de uma integração suprema com a energia universal.

Sagitário corresponde igualmente à figura mitológica do Centauro, meio homem, meio animal, que reúne os instintos mais bestiais, violentos, gregários, lúbricos e o mais alto poder espiritual. 
O centauro é de fato o símbolo da união ou da síntese da natureza anima e espiritual: corpo e Alma, baixo e alto, matéria e espírito, possessão terrestre e aspiração Divina, inconsciente e supraconsciente.

As paixões mais selvagens, caóticas, incontroladas, que o levam de bebedeiras a orgias, não excluem o caráter cavalheiresco, sufocando e domesticando as pulsões mais cegas e mais bárbaras.

 Essa simbologia é rica de ensinamentos: para chegar à verdadeira sabedoria, o homem deve compreender e assumir os aspectos mais carnais e mais materiais de seu ser. 

“O objetivo da filosofia é a verdade e a sabedoria, o Caminho Espiritual Pitagórico, e não a razão pela razão.


Na índia, os astrólogos consideram Júpiter como o Guru. Na Casa em que o nosso Júpiter se encontra, e na Casa com Sagitário na cúspide, se conseguirmos superar traços negativos como orgulho, extremismos (comportamento incontrolado) ou arrogância e os substituirmos pelas virtudes pitagóricos da temperança, prudência, humildade e justiça, estaremos no caminho da nossa meta. Já temos as bênçãos de Deus para ajudar-nos através da presença de Júpiter naquela Casa.
Pesquisado por Dharmadhannya_el

Este texto é resultado de uma pesquisa inspirado em vários mestres:
Maria  eugênia de Castro, Liz Greene, Sasportas, Aubier Catherine,
Dumon, e outros.

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a Fonte:

                                     

Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:
Agora.

 
Repassando a
 chama  Violeta

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..



Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário